quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Depois de um ano... O desapego.


Sim, esse blog ainda está vivo.  :)

Eu ainda estou viva.

Muita coisa aconteceu no período de um ano.
Mudança para Shanghai, novo emprego, reviravoltas pessoais, frustrações, descobertas e renovações.
Acho q seu eu começar a escrever tudo de uma vez seria muito cansativo e esse blog seria como qualquer outro com muito #mimimi.  :P

Então irei por partes e com coisas de interesse no ponto de vista de um artista buscando saber sobre como é essa vida de pular de um país para outro e ter esse choque de culturas, e quem sabe ser de alguma ajuda para outro artistas em busca de novas oportunidades Brasil afora.

Mas acho q a grande experiência começa bem antes de embarcar no avião.

Quando eu recebi a proposta, eu estava muito empolgada. E eu achava q as coisas que eu tinha que fazer eram relativamente simples:

Conseguir o visto, fazer as malas, pegar a passagem e partir....

Not so simple, my friend!  D:

Lembra-se de todos os seus artbooks que vc comprou com seu suor, os materiais de arte, aquela mesa de luz que foi tão dificil de arrumar, aquela prancheta de desenho dos seus sonhos....

Bem, tudo isso fica pra trás.

De toda a minha coleção de artbooks, apenas 5 livros vieram comigo:


Eu não segui nenhum critério especifico. Foi mais pq esses eram os artbooks mais recentes q eu havia comprado e eu queria olhar melhor eles. :)

Mudar de país implica em fazer o milagre de levar a sua vida inteira em apenas duas malas de 32 kilos (isso varia de cada país e companhia aérea).
Dificil? Com certeza.  :P Eu diria q é verdadeiramente uma missão impossivel, a não ser q vc seja do tipo nômade q não cria raizes em lugar nenhum e carrega consigo apenas as coisas mais essenciais.

Voltando aos bens materiais:

Muitas coisas vc não vai conseguir levar com vc, mas vc sempre pode pedir para alguém enviar para vc por correio depois que vc tiver certeza de q vale a pena ter esses itens q ficaram para trás.
Mas honestamente falando.....dificilmente vc se dá a esse trabalho depois.  :P
O soco do desapego faz efeito rápido.

Coisas que vc pode fazer com muitas coisas suas na véspera de mudança:

-Guardar bem as lembranças q vc considera um 'tesouro'. Vc sempre pode pedir para um familiar ou amigo de confiança para guardar bem esses itens até vc voltar e pegar isso pessoalmente.

Eu guardei bem uma caixa bem reforçada e a prova de ratos (assim espero...), uma caixa com todos os meus desenhos antigos e desenhos que eu ganhei de presente de outros artistas e amigo. Tenho outras caixas, mas no caso eu tinha como deixar no estoque da loja dos meus pais. Espero q tudo esteja bem até a minha volta ao Brasil.  :)

-Vender. Eu vendi muitas coisas....T^T Sinto uma pena por ter q vender tantas coisas q eram relativamente novas. Mas foi necessário e consegui uma graninha extra q me ajudou no exterior. Dentre eles, os monitores, scanner, impressora, mesas, móveis, alguns action figures e artbooks.

-Doar. Isso eu consegui fazer com mais facilidade. Doei muitos materiais de desenho, cavalete, quadros, pranchetas e coisinhas q eu sei q são uteis a certo nivel. :)
Espero q tudo tenha sido bem utilizado.

E fazer as malas é outra batalha....
Quando vc estiver fazendo as malas, muitas coisas devem ser levadas em consideração:

-Calçados! (obrigada pelo aviso @Bitmoo!)
Uma coisa q eu percebi com muito sufoco é q aqui na China simplesmente não tem o meu numero de sapato, tênis, sandália, etc. O numero máximo para muitos calçados femininos é o equivalente ao numero 36/37.
Por sorte eu me precavi de ter q andar só de chinelo  durante toda a minha estada no país e já trouxe algumas das minhas botas e sapatos.

-Roupas.
Roupas de inverno?! Nem me dei ao trabalho. :P Inverno brasileiro não é nada comparado aos demais países q tem um inverno de verdade. E aquele casaco q vc acredita q te aquece nos invernos brasileiros....deixarão vc na mão. :P
Então é melhor comprar casacos mais grossos e especializados para o frio no país de destino e economizar espaço na bagagem.
Eu cheguei no meio do verão de 38º da China, então só levei roupas leves e comprei agasalhos de inverno por aqui mesmo.
Mas se vc está chegando no país durante o inverno bem frio, então é bom vc carregar com vc pelo menos um agasalho bem bom.

-Produtos de beleza e uso pessoal
Empacote eles bem e deixe protegido na bagagem maior e nunca leve esses produtos na sua mala de mão. Quando ela passar no raio-x isso vai te dar uma grande dor-de-cabeça. Há um limite bem restrito de quanto mililitros por produto q vc pode levar na sua bolsa/bagagem de mão. Se vc levar um vidro de perfume ou creme, provavelmente será confiscado. Então cuidado!

-Fios, cabos, gadgets
Não esqueça de tooodos os cabos de recarga que vc tem.
Cabos de consoles, de celular, de portateis, cabos USB e tudo q vc tem q ter para se manter conectado e sobrevivendo nesse mundo digital.

-Presentes
É algo simples e q pode ocupar a mala um pouco mais, mas sempre vale a pena levar algum presente ou guloseima da terrinha para distribuir entre os novos colegas de trabalho. Começar com o pé direito é sempre válido.  :)

-DOCUMENTOS@!!@!!
Por incrivel q pareça, nessa correria, preocupações e estresse, esquecer o passaporte e documentos é mais comum do q se imagina. Sempre confira uma, duas, três, quatro vezes, antes de embarcar.  :P
------------------------------


Enfim.... mesmo assim algo sempre fica para trás. Sejam as coisas materiais, como tb os familiares e as pessoas q conhecemos.

A vantagem é q com a internet a gente não precisa se desapegar das pessoas e podemos sempre manter contato. :) Mas essa parte eu deixo com maiores detalhes em outro post.


Por fim,  acho q são nessas horas q pensamos no q realmente é importante, e como temos que nos desapegar MUITO do q a gente tem.
E no fim das contas com o tempo acabei percebendo q essas coisas não me faziam tanta falta e o q é realmente importante pra mim, eu já estava levando comigo.

3 comentários:

Junki disse...

Hehe gostei Elisa, sou a favor do desapego também, não é fácil, mas depois que você faz é uma beleza hehe.
Força ai e não se esqueça do contâiner dos amigos hauha.

Junki disse...

Fala Elisa, gostei do seu post :)
Eu também pratico o desapego, não é fácil, mas depois que você faz é uma beleza :)
Força ai.

itigomiki3 disse...

Nossa, lembrei de qdo fui para o Japão... No dia do embarque eu ainda não tinha minhas malas prontas. Tinha só o guarda roupa vazio e um mundaréu de roupas do lado de fora aguardando q eu escolhesse o q me acompanharia na viagem para o outro lado do mundo... Pedi socorro pro meu cunhado e ele botou tudo dentro das duas malas rs.. Mais da metade do q carreguei eu nem usei por lá... hahahhaha ^^ Carreguei um monte de coisa achando q não ia conseguir comprar por lá roupas do meu tamanhão rs... Pratiquei o desapego depois, qdo voltei pro Brasil... Larguei muita coisa lá no japão... Fiquei em pânico por uns 3 meses aqui até acostumar novamente com tudo...