sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Missão: Trabalho em equipe

Acredito q a grande maioria das pessoas q trabalham no ramo artístico tem seus próprios projetos pessoais o qual almeja torná-lo um grande sucesso e poder ser reconhecido por ele. E tornar um projeto possivel não é trabalho para uma pessoa só.
Durante muitos anos eu trabalhei com freelancer, e como profissional acreditava q para se obter sucesso vc precisava apenas se dedicar muito ao q vc faz e sempre tentar entregar o melhor trabalho possivel (com o tempo q se tem). E realmente, vc precisa mesmo se dedicar muito. Mas existem muitos outros fatores na equação.

O meu trabalho dependia basicamente apenas de mim mesma, mas é claro q haviam outras pessoas envolvidas, como o editor e o agenciador, mas para o trabalho artistico estar completo dependia apenas da minha iniciativa e do meu resultado final.
E num geral, o trabalho de um freelancer é um trabalho mais solitário. Tem-se a regalia de vc não ter um chefe, e se vc estiver num nivel considerável (ou seja, se vc não estiver com problemas financeiros), vc pode se dar ao luxo de recusar um trabalho q vc não deseja fazer, ou q vc acha q não tem nada a ver com vc.

Trabalhando na Ubisoft, além de ter conhecido várias outras pessoas, aprendi muito sobre o meu próprio trabalho. E mais ainda sobre trabalho em equipe.
Não o trabalho em equipe q muitas pessoas tem romantizada: "Junte seus amigos e vamos fazer sucesso".
Foi juntar grandes talentos, cada um especializado na sua área; cada um com um background diferente, totais desconhecidos e torcer pra dar certo.
E no caso da nossa equipe, tivemos elementos a nosso favor: todos nós éramos bem flexíveis e buscávamos fazer sempre mais do q a nossa tarefa nos pedia.
Se cada um pensasse apenas o q era bom para si proprio, e fizesse apenas o q era mandado fazer, acredito q o nosso projeto estaria não fadado ao fracasso, mas estaria no caminho disso. E ver todas essas pessoas sairem de suas zonas de conforto e oferecerem mais do q lhes era pedido, é algo q acontece em tão poucos lugares...e é por isso q essa experiencia tem sido tão gratificante.

Acredito que quando vc toca um projeto, seja com amigos ou desconhecidos, todos tem seus pros e contras. E ambos tem seus 50% de chance de dar certo e errado.
E para isso não dar certo, caimos sempre no mesmo problema: falta de comunicação e colaboração.
Lidar com outras pessoas é difícil, e lidar com negócios é mais difícil ainda e é por isso são poucos os lideres/diretores/chefes,etc q conseguem criar uma boa política de trabalho.
Quando se há camaradagem demais, vc não consegue levar as coisas à sério.
Quanto se há muito autoritarismo, vc tira a motivação.

E achar um equilibrio entre os dois não é fácil, e é algo q poucas pessoas conseguem conciliar. E a gente conseguiu isso com muitos erros e acertos, muita discussão e muita conversa.

A Ubisoft proporcionou algo muito bacana, q é cada um poder ver o processo do outro. Ver o q cada um está fazendo e quando possivel, poder opinar, sempre visando um resultado melhor.
Por fato, às vezes ficamos tão concentrados nas nossas proprias atividades q não vemos detalhes importantes ou não percebemos como uma idéia pode não ser tão boa assim ou pelo contrário, uma má idéia na verdade pode ser uma ótima idéia. E esse tipo de visão só vem de outras pessoas com uma visão diferente da sua. E se ainda assim conseguirmos manter um bom entrosamento acho q ainda vamos conseguir muitas coisas. :)

Equipe da Ubisoft São Paulo :)

Um comentário:

Roberta Pares Massensini disse...

Parabens, fico contente que tudo esteja indo bem! Aparece mais