domingo, 4 de janeiro de 2009

Montando um portifolio

Página de Warcraft Legends 2 - Tokyopop


Este texto é uma ajuda básica de como um artista interessado em trabalhar na área de quadrinhos deve montar seu portifólio.
Obviamente você pode apresentá-lo da forma q vc achar melhor, mas existem algumas coisas que são imperativas num portiifólio.

- Pode parecer bem óbvio, mas isso é algo q poucos artistas fazem: APRESENTE PAGINAS EM QUADRINHOS FINALIZADAS.
Muitas pessoas que querem trabalhar com quadrinhos,simplesmente não fazem quadrinhos (ou não mostram elas logo de cara). A pessoa q vai avaliar você está interessado em saber se você tem uma boa quadrinização e se você sabe contar uma história de forma interessante e com uma leitura clara. A Questão do estilo vem com o tempo. Mas o essencial, é sua capacidade de fazer uma boa diagramação e a capacidade de entregá-las finalizadas. Se você só faz os desenhos, e tem algum assistente para arte-final, não tem problema, contanto que você deixe isso avisado.
Tenha no mínimo uma sequencia de 6 paginas para que o editor possa sentir mais seu trabalho. Se você tiver páginas de algum fanzine, também serve, contanto que sejam recentes.

- NUNCA, MAS NUNCA MESMO, APRESENTE DESENHOS ANTIGOS. Muitos portifolios e pastas de desenho contêm desde desenhos antigos até os mais recentes para que as pessoas possam ver a evolução do trabalho. Mas num portifólio profissional, você não pode se arriscar a fazer isso. O empregador só está interessado em saber o que você pode fazer AGORA. Sempre lembre que o avaliador do seu trabalho tem um tempo limitado e você não pode perder tempo mostrando material antigo.

- MOSTRE VERSATILIDADE. Depois de apresentar páginas, ai sim, você pode colocar seus trabalhos de criação de personagem, ilustrações, estudos, etc. Mas não exagere na quantidade. E também é sempre bom mostrar que você consegue seguir outros estilos. Num inicio de carreira serão raras as vezes em que você vai conseguir usar seu estilo. Sem contar que isso tambem é bom para aumentar suas oportunidades de trabalho.

- QUANDO FOR MOSTRAR SEU TRABALHO ONLINE, CRIE UM BLOG OU UM SITE PARA COLOCAR SEUS TRABALHOS E SEUS DADOS. Não se preocupe se o site for simples, contanto que você possa mostrar o seu potencial com o material apresentado. Cuidado com sites como o DeviantArt. Apesar de ser uma comunidade de artistas, as empresas grandes não são obrigadas a saber como navegar o site. Facilite o máximo possivel o acesso para o avaliador. E não esqueça de adicionar seus dados básicos como nome, cidade onde vive, e-mail ou telefone para contato.

- SEU PORTIFOLIO E´ SEU CURRICULO. Logo, toda vez que for mandar curriculo para alguma empresa, não esqueça de mandar o link para seus trabalhos. Não adianta um profissional ter uma vasta experiencia ou ter dito q fez vários freelances se ele não mostra a qualidade do trabalho dele.

Espero q isso possa ajudar inicialmente as pessoas interessadas na área e que surjam mais artistas promissores nos quadrinhos :)

8 comentários:

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Oi!Eu li suas outras postagens, muito boas. Eu também espero que isso possa ajudar as pessoas e que surjam mais artistas dos quadrinhos, mas pelo jeito acho que isso será só um hobby para mim. ^^'
Muito interessante, continue escrevendo!

Juliano Henrique disse...

humm..num sei oque dizer..mais sim...parabéns..eu vou me adaptar as coisas que colhi de vc..muito obrigado...e em breve agente vai se conhecer..bjos!!^^

Juliano Henrique disse...

num sei oque dizer...parabéns..vou me adaptar as informaçoes que colhi de vc...e continue assim..^^

Anônimo disse...

Além de uma ótima artista, seu blog está muito bom :D Textos muito sensatos hehe... vou manter no meu bookmark para mostrar a alguns ilustradores em início de carreira que eu conheço ;D

Tanko disse...

Obrigada pelas dicas, eu estava mesmo quebrando a cabeça para montar um portifólio convincente... com as suas dicas eu sinto um pouco mais de segurança para selecionar e produzir material. =)

Daniel Tres D disse...

Oie, sou seu fã sabia ? rsrs aqui é o Daniel 3D da Lightstar, muito legal suas dicas aqui!!!
to adicionando!
Bjo!
www.db3d.blogspot.com/

CelinaK disse...

Oi, Elisa!!!

Que legal vc fazer esses "guiões"!!! Ajudam bastante!!!
Ainda não li tudo, mas gostei da iniciativa! (deve ter dado bastante trabalho, hein?!)

Bjs

Raquel Sumeragi disse...

'QUANDO FOR MOSTRAR SEU TRABALHO ONLINE, CRIE UM BLOG OU UM SITE PARA COLOCAR SEUS TRABALHOS E SEUS DADOS'


Criei um blog tempos atrás exatamente por causa disso...tinha cliente que se perdia no Deviantart por não saber navegar...e como vc já disse , não são obrigados a saber , a gente precisa facilitar ... mas não eram empresas grandes! ^ ^’