quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trabalhando com quadrinhos (Dica 3/5)



-Mostre o seu material para pessoas da área

Isso é importante porque é com gente mais experiente que você vai conseguir dicas do que você pode melhorar no seu material.
Seja receptivo às críticas e conselhos. Quanto mais pessoas derem opinião sobre seus trabalhos, com mais precisão você vai saber onde exatamente você está errando ou pode melhorar. Se alguém disser que seu trabalho não está dinâmico, por exemplo, você pode concordar ou não. Mas se mais de uma pessoa disser a mesma coisa, então está na hora de considerar e realmente tentar dar um jeito nisso.
Nunca apresente seu material com o ego estufado porque é muito fácil perceber quando uma pessoa não está disposta a ouvir críticas. Então você não vai ouvir o que realmente precisa. Não há nada melhor do que estar em contato com alguém que entende melhor de quadrinhos e poder pedir alguma dica para melhorar, mais e mais.
Se o seu material for bom, nada impede que o artista pegue seu contato e possa te passar algum trabalho no futuro. Procure sempre atualizar seus trabalhos e continuar treinando.
Editoras e propostas de trabalho não caem do céu e nem batem na sua porta. Com muita sorte isso acaba acontecendo, mas é melhor não ficar contando apenas com isso.
Se para os olhos dos outros seu trabalho está muito bom, não fique satisfeito com isso. Comodidade não ajuda ninguém a se desenvolver.

Ter contato com outros artistas é importante por diversas razões. Você troca experiências, uns mantêm contato com os outros e conversam mais. E uma pessoa disposta a conversar é muito mais receptiva e torna a comunicação muito mais fácil. E sair de casa para conhecer mais pessoas nunca é demais.

Um grande exemplo são as feiras de fanzines atualmente. São poucos os fanzineiros que realmente circulam e checam os materiais dos outros.
Eu consegui conhecer alguns fanzineiros muito talentosos e conversamos bastante sobre o material deles. E outros não eram tão bons ainda, mas eram pessoas que buscavam melhorar seus trabalhos e pedir opiniões e dicas.
E eu também estou sempre pedindo dicas e sugestões de gente mais experiente do que eu. E eu também eprocuro me manter à disposição aos outros para passar dicas e opiniões.

Agora, para os que querem mesmo mostrar seus trabalhos para ouvir críticas, tenha em mente umas coisas:
- Já se prepare psicologicamente porque você VAI ouvir criticas. Alguns artistas são mais tranqüilos do que outros, então essa experiência pode ser boa ou traumática
:XD: Mas em ambos os casos você precisa superar e continuar melhorando.
- Deixe a sua pasta arrumada. Não tem nada pior do que ver um monte de papel solto e fora de ordem. Alguns têm paciência de ver a pilha de material que você tem, mas muitos outros não tem a mesma paciência e tempo. Deixe a pasta objetiva: com seus melhores trabalhos no começo e depois os demais trabalhos que você gostaria de mostrar para avaliação. Com 10~15 desenhos (além das páginas) já é suficiente. Mais dos que isso, geralmente é repetição do que você já está acostumado a fazer.

2 comentários:

Osvaldo disse...

"Mostre o seu material para pessoas da área."
Nossa... Este blog fala a minha língua... Concordo com quase tudo aqui. Eu já mostrei meus trampos a um artista bem mais experiente e fui receptivo às críticas. Tanto que até desanimei ao saber do árduo treinamento que ainda me esperava. O mestre até me considerou bom, mas que não era suficiente para um mercado promissor. Temos que ser excelentes não é mesmo?
Puxa... preciso mostrar meus trampos pra mais artistas pra obter críticas mais precisas! Nisto não sei como não pensei antes.

Osvaldo disse...

Você disse o seguinte: Não tem nada pior do que ver um monte de papel solto e fora de ordem.
Oh my God! rs Já fiz isso! Não sabia que era tão ruim assim rs. Pelo menos mudei isso. Antes era um mísero envelope. Agora é uma pasta sanfonada hehe.