terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Experiencia




Todas as profissões tem seus altos e baixos e geralmente quem quer trabalhar com quadrinhos acaba perdendo um pouco o foco pq não há um referencial de como se trabalha nessa area e como ela funciona.

Antes de se aventurar nessa area, é importante saber algumas coisas.

Como um iniciante, nunca imagine q vai ganhar fortunas logo no começo de carreira. Esse tipo de coisa acontece, mas é sempre bom manter as espectativas medianas para depois não se decepcionar. Sem contar q na frente de você há varios outros artistas mais experientes e q sabem lidar com prazos, então projetos grandes geralmente vão para eles primeiro. Quando vc tiver um minimo de experiencia, seu momento vai chegar.

Parece injusto até mesmo pra quem tem muito talento, mas o artista precisa ter uma visão de negócios. E ele só consegue isso com experiencia.

Quando falo de "experiencia" , não me refiro ao talento no desenho. E sim, a visão de mercado.

Um artista experiente sabe quais trabalhos valem a pena fazer, sabem a média de paginas q conseguem entregar diariamente, sabem respeitar os prazos e sabem quais danos podem acarretar caso vc não respeite isso.

Sinceramente, já aconteceu de eu não ter entregue trabalhos no prazo e posso dizer com total certeza de que as coisas poderiam ter ficado bem feias para o meu lado. Mas por sorte consegui resolver a situação. Mas não quero contar com um golpe de sorte e por isso prefiro não cometer o mesmo erro.

Se vc está trabalhando com uma editora, tenha noção de que cada dia q vc atrasa, além de vc acumular trabalho, maiores são as chances de você perder a credibilidade com o cliente. E uma quebra de contrato pode quebrar as suas pernas @__@
Trabalhar com quadrinhos envolve 3 parte: O artista, a editora e a grafica. O artista tem q obedecer o prazo da editora, e a editora precisa obedecer o prazo da grafica. Logo, há uma razão para a editora ficar pegando no seu pé.

No final, tudo roda em torno de uma unica coisa: $$$$$$$$
Da mesma forma que o artista tem q trabalhar para ganhar a vida com isso, a editora tem q vender para obter lucro. E se voce não faz um trabalho que vende, ele vai parar de investir em você.

Então seja cauteloso na hora de escolher um trabalho sempre respeitando o seu proprio tempo. Se o serviço tiver um prazo muito abusivo saiba recusá-lo. No fim das contas, se você não conseguir entregar no prazo e ainda entregá-lo mal feito você só vai sair perdendo.
Na empolgaçäo a gente sempre fica feliz q vai trabalhar pra uma empresa grande, mas se não manter os pés no chão você sai voando e não volta mais.

Comece com tarefas pequenas e q vc sabe q pode completar. E conforme você for respeitando seu tempo e cumprindo seus compromissos com o trabalho, vc pode ir avançando de nivel e assim obtendo mais experiencia.

Um comentário:

Paulo disse...

Oi Elisa-Chan! é o Paulo do Kisuksa experience tudo bem?! :D quanto tempo!

Eu estava fuçando internet a fora por causa de uma pesquisa de faculdade e acabei encontrando o site Deviart em primeiro lugar no google e adivinha quem estava em segundo lugar? :P

Saudades um tantão de você garota! meu e-mail é Paulo ponto yun arroba gmail

vamos marcar um rôle e tal xD

Bjãos e trabalho formidável!