quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Começando do básico




Atualmente há um grande numero de pessoas que se interessam muito pelo estilo mangá. É atraente e bonito e atinge muitos publicos.
Quando me interessei em desenhar personagens, eu tb desenhei muito influenciada pelos mangás q eu lia, ou pelo menos tentava.
Como toda pessoa q gosta de desenhar, de inicio todos copiam um desenho ou reproduzem a partir de uma imagem já existente. Isso é praticamente o caminho básico de todo artista. Então não se sinta mal se vc já copiou algum desenho de algum lugar. Começo de carreira é assim mesmo :D hehehe

Mesmo assim, chega num ponto em que copiar um desenho não basta para conseguir desenhar. E esse é o tipo de coisa que vc sente.
Da fase da reprodução, começamos a querer desenhar coisas originais. Mas ‘original’ no sentido de desenhar sem necessitar de uma imagem já pré-feita. Tentar expressar o que vc quer, ou o que vc acredita ser o que demostra sua capacidade.
E nessas horas, vc recorre ao que todos os artista experientes ou amadores precisam recorrer:

Ao básico!

O maior problema de pessoas que querem ser artistas, é querer ignorar essa parte, especialmente pq acham q é chato. Sendo q não é tão chato assim. Desenho é desenho. E tudo isso vai fazer uma grande diferença no futuro.
Eu ouço muita reclamação das pessoas que gostam de mangá. Que geralmente fazem muita distinção entre mangá e realismo.


“gosto de mangá e não gosto do traço realista”

Você pode não gostar de um estilo mais realista, mas nem por isso deve ignorá-lo. Ele é o maior complemento para um artista. E isso é um FATO. E se vc quer mesmo ser um artista (independente de que ramo vc siga), corra trás disso. Alguns não podem fazer isso por motivo de força maior (financeiro, tempo, etc), mas se vc dispõe dos recursos, não os disperdice.

Algo que ouvi e carrego comigo, é um comentário do diretor Brad Bird (criador de Os Incriveis e Ratatouille – da Pixar): que os artistas são treinados para observar pessoas e dessas observações criarem sua propria interpretação no papel.
Se eles precisam desenhar crianças brincando, então eles vão para um parque de diversão e observam várias crianças brincando. E assim o artista consegue extrair e interpretar a essencia de uma criança brincando, e nisso adicionar suas proprias percepções. E não apenas copiar os movimentos da criança.
Da mesma forma que isso é ensinado para animadores, isso deve ser ensinado a qualuer outro artista.

Não apenas olhar, mas observar.


Estudar apenas o mangá é o mesmo que vc digerir algo q já foi mastigado. Afinal, o mangá é nada mais do que uma estilização do real, assim como qualquer outro estilo de desenho. E se você quer ter uma liberdade verdadeira nos desenhos, nada melhor do que aprender o básico da anatomia tradicional. A raiz de toda essa estilização.

Mas agora vc pergunta: como se pode ter liberdade quando se desenha o real?!

............a resposta vem DEPOIS que vc aprende o real.

No momento em que vc entende (e de certa forma, tb memoriza) o funcionamento da anatomia humana: seus musculos, ossos, seus limites, dinâmicas e possibilidades, vc chega num ponto onde enriquece sua base de conhecimento.
E uma vez que vc preenche essa base.......vc pode destrui-la :)

Pq vc aprende o que é o ‘certo’ para propositalmente fazer o ‘errado’.
Que é bem diferente de começar errado, continuar errado e nem ao menos saber o q é o certo.
Você não precisa ir contra todos os conceitos, mas pode modelá-los a sua maneira e gosto.


Se criar algo novo é um processo de desconstrução, então é necessário primeiro construir e apenas depois disso, desconstruir...

7 comentários:

Unknown disse...

mais uma vez falando muito bem xD eu não discuto a importancia d estudar. mas.. eh dificil alguem levar isso a serio desde cedo. desde o começo. eh engraçado como vc acaba retornando ao estudo do basico, sempre um pouco mais serio. sempre gostando um pouco mais, tendo mais paciencia. hj em dia tem uns estudos q eu faço d passa tempo, dando uma relaxada. curtindo musica. mas q antes era um inferno d fazer. e ainda tem uns q eu num tenho saco pra fazer XD hauhauahu

Alexandre Lancaster disse...

Perfeito. :)

Rod-B disse...

caraca..vc escreve muito bem ˆˆ.ˆ..explica tudo e da os por ques da coisa xDD...Parabéns!!!

brunodiniz disse...

que legal!!! adoro ler seus textos... eles sempre expressam o que sinto e sempre vem na hora certa quando estou com dificudades artisticas!! isso é verdade... tenh oque procurar fazer um curso básico e me empenhar mais... vou fazer proximo semestre um co mdaniel brandão =D~~

adoro seus texto! bjs elisa!!

André disse...

falou tudo, Elisa!
o amargo realça o doce.

Amora B. disse...

FALOU TUDO, AMIGA!
You go, sister!

Postei uma garotinha nua no meu blog!
Os meninos do estudio disseram que ela tem um belo par de... olhos!
Hohohoho

MUACK! =*

Val disse...

Oi moça. Será que vc lembra de mim? =~
Estou de mudança e pelas gavetas encontrei um cartão que vc mandou de dia do amigo pra mim, em 2002 se não me engano. ^^
Bateu saudades. Depois que saí do deviantart perdi contato com muita gente. =P
Bom, fica aí meu perfil e espero saber mais de vc. ^^'
Kisses

Val