terça-feira, 19 de agosto de 2008

Trabalhando com quadrinhos(Dica 1/5)




=== 1. Tente não causar problemas ===

Pode até parecer estranho, mas isso é algo extremamente importante.
O mercado de quadrinhos é mundialmente.......pequeno!! Por incrível que pareça, é pequeno MESMO!!!
Você pode até contar nos dedos quantas grandes editoras você mais gostaria de trabalhar. E como o mercado é pequeno, é muito comum você acabar esbarrando com outros profissionais com quem você nunca imaginaria trombar. Já ouvi muitas histórias assim e realmente são surpreendentes.
Mas a questão é, se você fez alguma besteira grande com alguém ou alguma empresa, pode ter certeza que cedo ou tarde os profissionais da área vão ficar sabendo (o mercado é pequeno, lembra?!). Porque todas essas grandes editoras e empresas envolvidas estão sempre entrando em contato umas com as outras e se atualizando do que acontece.
Assim como qualquer empresa, elas sempre vão querer saber mais sobre a pessoa que irão contratar.

E de uma coisa você pode ter certeza: NINGUÉM CONTRATA UMA PESSOA QUE CAUSA PROBLEMAS! (e isso é padrão pra qualquer área de trabalho)

Se você já cometeu o erro de não entregar materiais no prazo, chutar o balde em alguma outra empresa e mostrar uma péssima personalidade, infelizmente será muito difícil conseguir trabalho na área. Porque as empresas procuram exatamente o contrário: pessoas que cumprem prazos, que saibam resolver problemas sem causar alvoroços e que sejam criativas.
Nenhum artista é perfeito, mas pelo menos tente se manter longe de encrencas o máximo possível e faça o seu trabalho. E apenas argumente e tome alguma medida mais drástica como último recurso. Uma discussão desnecessária com a pessoa errada pode custar caro no futuro.

Discussões e desentendimentos no meio de trabalho são inevitáveis e elas acabam acontecendo cedo ou tarde, mas o que difere o bom profissional dos demais, é a sua postura para resolver essas discussões sem causar desconforto geral às pessoas ao redor.
Problemas com prazos todo mundo tem! Mas nunca deixe isso ser algo freqüente.

Fazer um bom serviço sempre irá lhe trazer bons frutos e boas referências no mercado. E consequentemente, boa credibilidade como artista.

Um comentário:

Osvaldo disse...

Em desenvolvimento de software pra micro e pequena empresa por exemplo já tive problema com o prazo. O que é fria é você aprender a programar software, ficar preparado nesta tarefa e quando você está trabalhando nisso você excede o prazo porque o software não fica satisfatório ou tem algo que estranhamente não funciona! URRGS! rs
Pelo jeito também acontece algo parecido na produção de HQ's.