quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trabalhando com quadrinhos (Dica 2/5)



-Faça páginas em quadrinhos

Lembre-se de que estamos falando do mercado de quadrinhos! Logo, o mínimo que as editoras irão avaliar serão páginas em quadrinhos.
Ilustrações bonitas e bem feitas podem chamar a atenção de editores, mas não é o suficiente para convencê-los de que você é apto para desenhar quadrinhos. Há muitos casos de grandes ilustradores no mercado que não desenham quadrinhos tão bem, e por isso mesmo preferem ficar apenas nas ilustrações.
Faça páginas seqüenciais para que o editor possa avaliar como é sua diagramação, dinâmica, estilo, e basicamente sua capacidade de contar uma história.
Para desenhar quadrinhos, pense mais ou menos nestes requisitos:

1 – é necessário ter um bom entendimento de anatomia acadêmica. Porque em quadrinhos você precisa explorar ângulos diferentes para serem desenhados para ajudar na narrativa da história. Não pense que você vai desenhar o personagem do peito para cima toda vez que ele for falar em um quadro. Então ter conhecimento do corpo humano é uma exigência básica.

2 – Saber pelo menos um básico de perspectiva. A parte chata, mas necessária. Afinal, se você vai trabalhar com quadrinhos, eles vão precisar de cenários. Estude o conceito de perspectiva de um ponto e dois pontos. E se mais pra frente puder aprender também o de 3 pontos e o de 5 pontos, melhor ainda.

3 – tente captar a intensidade das ações que o personagem está fazendo nos seus desenhos. Essa é uma parte muito importante não apenas nos quadrinhos, mas em qualquer desenho. Se o personagem está levantando um objeto pesado, então ele precisa parecer q está segurando algo tão pesado q faz você sentir dor nas costas. Quando você lê uma história em quadrinhos e vê um personagem dando um soco, esse movimento tem q estar convincente para você acreditar q o soco foi bem dado e assim por diante. Pratique muito desenho de observação, dinâmica e distorção.

4 – Diferencie as expressões e reações dos personagens. Lembrando que a expressão de um personagem não está apenas no rosto. É toda a linguagem corporal. Uma expressão de rosto acompanhada com uma expressão corporal errada pode não dar em um resultado satisfatório. Observe bem as reações das pessoas, as suas proprias reações e tente transmiti-las no papel.

5- Na maioria dos casos, o roteirista deixa a diagramação por conta do artista e deixa apenas algumas instruções básicas de cada quadro e suas falas, e assim dá mais liberdade de criação ao artista. Então, quando você está desenhando quadrinhos, você tem q se colocar como diretor. E como diretor, a sua tarefa é saber qual a melhor forma de se contar sua história.
Essa é parte mais difícil, desafiadora e interessante dos quadrinhos.
Quantas vezes você já leu uma história e ficava morrendo de vontade de saber o que acontecia na pagina seguinte?
É isso que o trabalho de direção (no nosso caso, a diagramação) faz. É necessário saber quando é bom dar destaque maior em determinada cena, qual deve ser menos destacado, se os personagens têm q ser desenhados de costas, ou de frente, ou em close, numa vista aérea, etc.
Mesmo se você tiver um bom roteiro e não souber como contá-lo, tudo vai por água abaixo.
Trabalhar a diagramação de quadrinhos é um estudo contínuo e você só consegue observando muitos filmes e lendo muitos outros quadrinhos. Story-boards de filmes e animações são como histórias em quadrinhos. São visualizações das idéias do diretor de como o filme sairá nas telas do cinema. Quando há uma cena em q um personagem está falando e logo em seguida a cena troca para um outro ângulo de visão, isso é algo que o diretor está determinando.
Então, em outras palavras, geralmente é a narrativa que vai fazer a história ser um sucesso, ou não.

3 comentários:

Osvaldo disse...

O que eu mais faço é praticar desenho de observação (e prefiro fotografias como referência :-D).
Mas acho que ainda não sei o que é praticar dinâmica e distorção. Estes termos ainda não me são familiares...

Osvaldo disse...

Eu disse que este blog fala a minha língua. Também concordei que a expressão de um personagem não está apenas no rosto e que engloba toda a linguagem corporal. Achei até um livro dedicado a este assunto. No livro vi que em Psicologia também se estuda esta linguagem corporal.
Já senti muuuuita dificuldade pra achar o esboço certo na pose de uma simpática e meiga mulher.

Osvaldo disse...

Acho a tarefa dos esboços da história mais difícil do que contar a mesma. Mas acho bem desafiador sim, saber a melhor forma de se contar a história. Só na parte escrita já tentei reescrever um mesmo roteiro diversas vezes e não ficou bom. Gostaria de escrever e desenhar como na HQ intitulada "Partida Com a Morte", do personagem "Dylan Dog". Achei a história muito bem contada na HQ!