terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Autodidata

O artista autodidata.
Aquele que por diversas rasões aprendeu a desenhar por conta propria. Sem professores, sem cursos, sem auxílio.
Com certeza é um caminho bem penoso e mais demorado, independente do talento que um artista possa ter. Alguns acabam aprendendo com mais rapidez que outros porque treinaram seus olhos e aguçaram sua percepção das formas ao seu redor.
Quando se aprende a desenhar em cursos, o professor já o direciona às maneiras mais fáceis e praticas de aplicação de materiais, enquanto o autodidata acaba aprendendo com muitos testes de erros e acertos. Mas eventualmente acabam os dois chegando ao mesmo ponto.

Eu particularmente já me deparei com muitos artistas que enchem seus peitos e se acreditam ter uma certa superioridade pelo simples fato de terem aprendido sozinhos e com mais ninguém. (e infelizmente eles são muitos @_@) Com certeza é um mérito aprender coisas mais complexas sozinhos. Não é algo para poucos.
MAS até mesmo um autodidata encontra barreiras que não pode superar sozinho e NECESSITA recorrer à ajuda. Buscar por mais informação e saber aprender coisas novas é o q diferencia um artista de um ótimo artista. Ele se torna versátil e sabe o que está fazendo, e não faz as coisas por puro instinto.
Veja bem, instinto e improviso são elementos importantes para o artista, mas se limitar a eles deixa seu trabalho
sem rumo e sem objetividade.

Imagine um bolo de casamento. Precisa ser bonito, bem equilibrado e ornamentado. Se de repente você começa a colocar detalhes aqui e ali, e depois acha q chocolate por cima daria um bom resultado, e depois morangos, pêssego, granulado, etc........quando vc pára para ver o resultado final, você tem uma grande salada mista e o q deveria ser simples e bonito, se tornou uma alegoria de carnaval.

Um recursos a quem muitos recorrem são os tutoriais. São as fórmulas já preparadas por outros artistas e que você segue para tentar absorver algo.
Elas são de alguma ajuda inicial, mas as pessoas passaram a depender demais de tutoriais. Tutoriais são nada mais do que UMA visão e forma de trabalhar de um artista. E ele não mostra e muito menos explica detalhadamente os elementos mais importantes da obra: o uso das cores, o contraste da luz e da sombra, o foco de luz, a reflexão e refração da luz, a composição....Tantas coisas que e englobam uma ilutração e o artista iniciante pensa em apenas uma coisa:
"qual pincel você usou?" O.o''....
Mesmo se o artista disser qual pincel usou.....você não vai saber o que fazer com ele porque há muito mais coisas envolvidas do que um simples pincel.

Muitas pessoas que tentam aprender por conta propria acabam se apressando tanto em querer saber
COMO APLICAR’, que se esquecem do mais imporante q é o ‘ POR QUE APLICAR’.


Atualmente há muitos livros, referências e galerias de artistas que você pode pesquisar e aprender muito mais para a alegria do autodidata. Mas o artista não deve apenas olhar desenhos, ele deve
ESTUDAR!
E acredite, há muitas coisas para se estudar:


- Anatomia: Ossos, músculos, tridimensionalidade das formas, corpo em ação, intensidade de uma ação.
- Cores: uso da transparência, cores opacas, cores neutras, cores primárias/secundárias/complementares, contraste de cores,.....
- Estilos e técnicas: impressionismo, realismo, pintura á óleo, aquarela, acrilica, pastel, textura de papéis, pincéis, etc....
- Construção: composição, equilibrio, fuxo, organização dos elementos, perspectiva, etc....

E muitas dessas coisas são teóricas e nem por isso são difíceis. Apenas exigem sua atenção e dedicação.
E essa lista pode continuar infinitamente, pq há muitas coisas para se aprender e provavelmente você não aprenderá todas até o fim da sua vida.

E se você é uma pessoa q quer muito aprender mangá, faça o seguinte:
-Estude anatomia tradicional!

Não parece ter muito sentido? Então deixe-me explicar...
O ‘estilo mangá’ nada mais é do que uma estilização do desenho tradicional. Todas(ou quase todas) as leis do desenho acadêmico se aplicam ao mangá. Você vai desenhar uma menina sentada.....você precisa saber a estrutura de uma menina real sentada. E só depois que você entende a anatomia de uma menina sentada é que você vai desenhar isso passá-lo para a estilização mangá.
Quando você tem um entendimento tridimensional do corpo humano, o desenho fica MUITO mais fácil e você pode usar e abusar de vários ângulos e ainda desenhar qualquer coisa porque essa é a sua base.
Aprenda o material bruto, para depois você estilizá-lo à vontade.
E isso exige muito treino!
E quando eu digo muito treino, eu quero dizer muitos anos! Então não desista e sempre busque por mais.

Lembre-se que há uma grande diferença entre desenhar mangá e saber -apenas- desenhar mangá.


6 comentários:

Unknown disse...

Muitooo legal seu post, estou gostando muito do que está escrevendo !
abraço

Tony disse...

hello!

Nossa, fiquei realmente feliz de ler esse ponto de vista que é tão real.

Eu sou um estudante, pode-se dizer autodidata, mas fujo deste termo porque eu considero cada autor de livros de desenho uma espécie de mestre! Com direito a puxões de orelha, ahahha Andrew Loomis, Bette Edwards, George Bridgman, Walt Stantfield... enfim, mestres a quem eu sempre posso recorrer em momentos de estudo ou desespero total. Sempre que posso ir atras de um curso, eu faço sem medo algum, pq na verdade minha fome é de conhecimento. Nessa caminhada eu sinto a evolução andar aos pulos... tem horas de desanimo, horas de euforia, horas que eu acho q andei em circulos e hora que eu a impressão é q eu descobri o mundo de novo!
Eu concordo com o seu ponto de vista em relação a saber desenhar manga e saber desenhar! Eu não busco em mangá minhas referencias principais, mas compartilho da mesma opnião de que saber desenhar é uma coisa bem diferente do que desenhar apenas um estilo. Por hora eu estou fugindo de moldes ou estilos, e vou simplesmente buscando desenhar tudo aquilo q me atrai, estilos q acho legal sem medo de errar e copiar traços interessantes.

Fiquei muito impressionado com o seu desenho, pois vejo muitas pessoas que desenham mangá com um ar de "só sei fazer isso", é possível perceber a limitação no traço, na expressão... enfim, e o seu desenho é completamente diferente, é inquestionavelmente bem feito, é possivel sentir que você sabia o que estava fazendo e que não chegou até aó do nada e sim com muito esforço.

Parabéns por tudo isso que você conquistou, e tenho certeza que você irá ainda mais longe.

Inté mais =D

Osvaldo disse...

Eu de novo postando... Eu tive (e ainda tenho rs) a experiência de um desenhista autodidata e amador. Infelizmente tive que aprender treinando sozinho, fazendo testes onde errei várias vezes, e melhorando a cada erro. Isto às vezes me fez até quebrar o lápis na mão hehe. Por isso tenho certeza de que Elisa diz a verdade novamente a respeito dos autodidatas.
Hoje tá mais fácil conseguir ajuda pela internet, que popularizou muito nos últimos anos. Pra mim hoje só falta tempo e disposição. Quase tudo né? rs

Osvaldo disse...

Como disse a Elisa, "mesmo se o artista disser qual pincel usou.....você não vai saber o que fazer com ele porque há muito mais coisas envolvidas do que um simples pincel".
Eu por exemplo não sei bem o que Elisa faz pra conseguir o estilo desta imagem: http://i7.photobucket.com/albums/y283/tiggerfactory/Random_guy_by_tiggerfactory.jpg. Só imagino que o desenho deve ser feito numa resolução alta para que os traços fiquem finos e não muito escuros. Já o efeito degradê e... hum... será que usou tablet? Só vou saber se ela quiser me ensinar um pouco sobre estes detalhes rss.

Osvaldo disse...

"Se você é uma pessoa q quer muito aprender mangá, faça o seguinte: Estude anatomia tradicional!"
CONCORDOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!! rss Percebi isto quando comecei a ver várias revistas de mangá e tutoriais de desenho da figura humana.
Parabéns pelas informações do blog Elisa!

Daphne Martins disse...

oi gostaria de saber se vc ja conseguiu um emprego como desenhista...se sim como vc fez p consegui- lo? Tbm sou desenhista autodidata e faço outras coisas como roteiro e arte final...mas ta dificil trabalhar na aerea...please se vc pode me ajudar ficarei grata!